Mais de mil médicos já se inscreveram para a prova do Revalida, que será aplicada no dia 25 de agosto, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Foram 1.017 confirmações até esta segunda-feira (23). As inscrições devem ser feitas pela internet, até a próxima terça-feira (30). A prova é voltada para médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior. A primeira etapa do exame poderá ser realizada nas capitais Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Conforme o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira fase do exame, composta por 110 questões de múltipla escolha e cinco discursivas. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília. Nesta fase, serão avaliadas as habilidades clínicas. Para isso, os participantes simulam situações reais de atendimento médico. O edital com as regras da Revalida de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União.
Para fazer o exame, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Além disso, com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, os aprovados devem apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.
Em 2012, 884 candidatos participaram do exame. Na ocasião, apenas 77 (cerca de 9%) foram aprovados.
Estudantes brasileiros também participam
Este ano, pela primeira vez, a prova também será destinada a estudantes brasileiros de Medicina à título de teste. Neste caso, as inscrições vão até as 23h59m desta quinta-feira (25) e deve ser realizada pelos coordenadores dos cursos de graduação, com a posterior confirmação do próprio aluno.