Ambulâncias e ônibus comprados pela Planam, empresa que está sendo investigada no esquema conhecido como "Máfia dos Sanguessugas", continuam aparecendo em prefeituras do Paraná. Na região Noroeste, a cidade de Iporã está sendo investigada pela Controladoria Geral da União. Em Pérola, uma ambulância também está sob suspeita. As informações são do ParanáTV.
Abandonado no pátio do Hospital Municipal de Iporã, um consultório odontológico itinerante não tem condições de uso. Ele foi comprado por meio de uma licitação realizada em 2002, no mandato da ex-prefeita Maria Aparecida Zago Udenal. Três empresas participaram da concorrência, todos ligados ao esquema.
A vencedora foi a Klass, que pertence ao grupo Planam, do empresário Luiz Antônio Vedoin. O veículo, ano 94, com placa de Cuiabá, Mato Grosso, custou R$ 76 mil e estava no nome da empresa Santa Maria, também do grupo.
O ônibus foi comprado para ser usado no atendimento odontológico dos moradores das vilas rurais. Mas ele está parado há mais de um ano e meio a pedido da vigilância sanitária. O veículo não oferecia condições adequadas de higiene para o trabalho. Poeira e sujeira entravam pelas frestas dos vidros. Segundo a Controladoria Geral da União, 75 cidades do Paraná teriam negócios com a Planam. Até esta sexta-feira, em cinco já foram comprovadas irregularidades. Em Pérola, também região Noroeste, mais uma suspeita. A ambulância comprada em 2001, na gestão da ex-prefeita Ana Luzevilde Biaca de Souza, teve a empresa Santa Maria como vencedora. O veículo, também com placa de Cuiabá, custou R$ 57 mil e hoje está em uma oficina em Umuarama. Ainda não foi feita uma auditoria na cidade, mas os documentos já foram entregues ao Ministério Público.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora