O número de municípios que decretaram situação de emergência desde o ano passado em Minas Gerais por causa das chuvas subiu para 63, com a inclusão das cidades de Divinolândia de Minas, São Geraldo do Baixo, Espírito Santo do Dourado e Ouro Fino. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 108 municípios foram atingidos pelas chuvas, com 16 mortos, 52 feridos, 13.530 desalojados e 2.007 desabrigados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo ainda permanecerá muito instável com possibilidade de temporais localizados nas regiões do Triângulo Mineiro, no oeste e no sul do estado. Nas demais regiões, a previsão é de sol entre nuvens, mas o calor e a umidade elevada favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas à tarde.
A Defesa Civil do estado está sem telefone fixo desde a última sexta-feira (7), por causa de manutenção na rede. A situação será normalizada nesta segunda-feira (10), mas a comunicação de ocorrências pode ser feita pelo número (31) 9818-2400. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda que os coordenadores municipais continuem monitorando as áreas de risco e orientando a população quando ao risco de deslizamentos, enchentes, inundações, desabamentos e alagamentos.
No Espírito Santo, 42 municípios foram afetados, mas a situação já está normalizada. Segundo o Inmet, o tempo neste domingo no estado ficará claro a parcialmente nublado, com possíveis chuvas em áreas isoladas. Até a última sexta-feira (7), o número de desabrigados havia caído de 1.336 para 790 e 16.212 pessoas estavam desalojadas.
No Rio Grande do Sul, o problema é a estiagem provocada pelo fenômeno La Niña, que atinge principalmente o sul do estado. Quatro municípios ainda estão em situação de emergência: Herval, Hulha Negra, Pedras Altas e Candiota. Os municípios de Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado, Piratini, Pedro Osório, Cerrito, Lavras do Sul e Dom Pedrito estão atingidos pela seca, mas ainda não decretaram situação de emergência. A previsão para o estado é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em áreas isoladas.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião