Entre os destroços que chegaram em Recife neste domingo está o estabilizador do Airbus, com 14 metros de comprimento e 4,5 metros de largura| Foto: Alexandre Severo/Reuters

Veja a entrevista concedida pela Marinha e Aeronáutica nesta segunda-feira

CARREGANDO :)

Veja o vídeo divulgado pela FAB com o translado dos corpos

Publicidade

Veja a lista de passageiros do voo AF 447 da Air France

Lista oficial de passageiros brasileiros:

A Air France divulgou na quarta-feira (3) uma lista com nomes de 53 dos 58 passageiros. Alguns não tiveram o nome incluído na lista a pedido de parentes.

Leia a relação completa de passageiros

Corpo é transportado em Fernando de Noronha
Análises ainda serão feitas para verificar se peça encontrada pertence ao avião da Air France
Parte dos destroços recolhidos estão armazenados no Recife
Restos do Airbus A330 da Air France foram mostrados no hangar de uma base da Força Aérea Brasileira (FAB) no Recife
Jornalistas registram as primeiras imagens das peças resgatadas do Airbus da Air France
Equipes da FAB realizam buscas por vítimas do acidente com o Airbus 300
Tripulante do avião da FAB procura por sinais do Aibus desaparecido; navios e aviões franceses também integram as forças de busca
Forças de buscas identificam e coletam mais destroços no mar que podem ser do Airbus da Air France que sumiu no dia 31
Integrantes das forças armadas voltam para um dos navios brasileiros após coletar destroços no mar
Equipes da Marinha retiram do mar destroços do avião da Air France, que desapareceu quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris
Helicóptero Puma ajudou no transporte dos corpos das vítimas do Airbus; 16 corpos foram levados para o IML de Recife nesta quinta-feira
Submarino nuclear se encaminha para a área de busca: prazo para achar caixas-pretas acaba em 20 dias

Os Comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram, nesta segunda-feira (15), que mais seis corpos encontrados pela Marinha francesa e transferidos para o navio brasileiro Bosísio devem chegar a Fernando de Noronha na terça-feira (16). Ao todo, 49 corpos de vítimas do acidente com o Airbus da Air France já foram resgatados.

Nas buscas desta segunda-feira, novos destroços foram avistados a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha, próximo ao local em que foram encontrados materiais anteriormente. Não foram avistados corpos.

"As condições meteorológicas melhoraram bastante e a tendência é uma melhora significativa. Porém as orientações que temos recebido no início do dia sobre a condição do tempo na região têm ressaltado que trata-se de um local com muita instabilidade e muitas variações climáticas", diz o tenente-coronel Henry Wilson Munhoz. No momento, atuam nas buscas mais de mil militares, sendo 761 da Marinha e 250 da Aeronáutica. As buscas continuam por prazo indeterminado.

"Não existe um dia definido para que essas buscas acabem. O que existem são dias de reuniões em que preparamos uma logística para que as buscas continuem. Teremos reuniões nos dias 17 e 19 de junho, e a cada dois dias, para analisarmos cenários futuros e podermos nos preparar para que a operação dure o tempo que for necessário", afirma Munhoz.

Publicidade

Segundo o oficial, nesta terça-feira serão completadas mil horas de voo em missão de buscas e resgate nessa área. No trabalho executado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no apoio às vítimas da enchente Santa Catarina, no fim de 2008, foram 460 horas de voo. As buscas são feitas após a varredura do radar do R-99, que indica as áreas de interesse a serem sobrevoadas para as buscas visuais.

Além dos navios que já trabalham nas buscas por destroços e corpos do voo 447, a Marinha está mobilizando novas embarcações para a área. "O navio Doca-Rio de Janeiro está em navegação para a área de buscas, com previsão de chegada do dia 20 de junho. Ele estava em missão no Haiti. Além disso há também o rebocador de alto-mar Triunfo que sai do Rio de Janeiro", diz o capitão Giucemar Tabosa.

Mal-entendido

O Consulado Francês no Recife informou, nesta segunda-feira (15), que houve um mal-entendido sobre a identificação de corpos das vítimas do voo 447. Em coletiva de imprensa, o embaixador francês Pierre-Jean Vandoorne, que está na capital pernambucana, chegou a dizer que os peritos já identificaram alguns passageiros da Air France e que não haveria franceses entre eles. Em visita ao IML nesta segunda, ele teria dado nova declaração dizendo que, na verdade, não houve identificações.

Segundo um diplomata francês, responsável pela assessoria de imprensa do consulado, Vandoorne fez a declaração, no domingo, após receber informações preliminares sobre o trabalho de identificação. Ele teria recebido novas informações, nesta segunda-feira, sobre a negativa das identificações.

Publicidade

A assessoria de imprensa da Polícia Federal (PF), que levou de Brasília para Recife uma equipe de peritos para identificar os corpos das vítimas, informou ao G1 que não há corpo identificado entre os 43 já resgatados no oceano.

Retificação do número de corpos

Até domingo, os comandos da Aeronáutica e da Marinha confirmaram que 43 corpos foram resgatados. A PF informou que todos estão no Instituto Médico Legal da capital pernambucana. Outros seis corpos teriam sido recolhidos por uma embarcação francesa.

No domingo, a Fragata Constituição chegou ao Recife com objetos pessoais dos passageiros e destroços da aeronave. A embarcação transportava uma peça que seria a cauda da aeronave. É o maior pedaço da fuselagem encontrado até agora: tem 14 metros de comprimento e 4,5 metros de largura.

França promete indenizar famílias de vítimas do voo 447, diz Lula

Publicidade

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu nesta segunda (15) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que irá indenizar todas as famílias das vítimas do acidente com o Airbus da Air France.

"O presidente francês me garantiu que todas as famílias brasileiras e francesas serão indenizadas pelo governo dele [da França]", afirmou Lula, após um almoço em Genebra com o colega francês.

O presidente brasileiro ainda disse que Sarkozy manteria "uma busca incansável pela caixa-preta" da aeronave. "Isso será fundamental na investigação", afirmou Lula.

O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro com direção a Paris em 31 de maio, às 19h30 (horário de Brasília), e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. As buscas pelas vítimas do acidente continuam, por tempo indeterminado.