• Carregando...
Cidade de Itajaí (SC), atingida pelas chuvas | Neiva Daltrozo/SecomSC/Reuters
Cidade de Itajaí (SC), atingida pelas chuvas| Foto: Neiva Daltrozo/SecomSC/Reuters
  • Vista de alagamento na cidade de Navegantes, em Santa Catarina
  • Família foge da enchente em Blumenau, cidade que registrou a maioria dos mortos por soterramento neste fim de semana
  • As fortes chuvas que atingem o estado já deixam mais de 42 mil pessoas desalojadas (que tiveram que sair de suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos) ou desabrigadas (que foram para abrigos públicos)

Entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), seis municípios de Santa Catarina decretaram estado de calamidade pública por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil estadual. São elas: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode.

Desde o fim de semana, foram registradas 84 mortes em todo o estado. Os óbitos ocorreram em Blumenau (20), Brusque (1), Gaspar (15), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

Pelo menos 30 pessoas estão desaparecidas e mais de 54 mil tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos públicos ou casas de amigos e parentes.

Oito municípios estão isolados (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo). A Defesa Civil calcula que mais de 97 mil moradores desses locais estão isolados.

Trânsito

Rodovias estaduais e federais tiveram que ser interditadas devido a deslizamentos. Equipes trabalham nos trechos para liberar o trânsito.

A Defesa Civil informa o trecho da altura do quilômetro 13 da BR-101, em Garuva, foi liberado nos dois sentidos em meia pista. O local permaneceu interditado desde domingo (23) até a terça-feira.

A BR-376 também foi liberada nos dois sentidos, em meia pista, na altura do quilômetro 68,4, na divisa com o Paraná. Esse trecho estava interditado desde segunda-feira. Batalhão aéreo

O Batalhão Aéreo da Polícia Militar coordenou as operações realizadas por 14 helicópteros, que são feitas a partir da base montada em Navegantes. Cinco aeronaves foram disponibilizadas para resgatar pessoas e nove para distribuir água e alimentos.

Entre segunda e terça, os cinco helicópteros resgataram 441 pessoas com vida e cinco mortos. As aeronaves trabalharam em Ilhota e Luiz Alves.

A Força Aérea também montou base no aeroporto de Navegantes e disponibilizou dois helicópteros com maior capacidade para transporte de passageiros. Entre segunda e terça, foram resgatadas 697 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]