Mais seis vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), receberam alta de hospitais do Rio Grande do Sul, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Estado divulgado hoje (6).

CARREGANDO :)

Com isso, caiu para 75 o número de feridos ainda hospitalizados em quatro cidades gaúchas. Desses, 21 ainda precisam de respiração mecânica e são considerados casos mais delicados. Com exceção de um, em Santa Maria, todos esses pacientes estão na capital gaúcha.

Há uma semana, havia 142 pessoas internadas, sendo 82 com ventilação mecânica. Desde a terça-feira da semana passada, quatro jovens hospitalizados acabaram morrendo em hospitais de Porto Alegre.

Publicidade

Ontem, o secretário da Saúde, Ciro Simoni, afirmou que há uma "progressão acentuada" do estado de saúde dos pacientes, embora ainda existam "casos muito graves".A secretaria tenta criar uma rede assistência, que ficaria baseada no Hospital Universitário de Santa Maria, para monitorar e acompanhar pacientes que receberam alta.

Um dos feridos em Porto Alegre está usando uma espécie de pulmão artificial na internação.

O médico Marcelo Cypel, especialista em cirurgia torácica da Universidade de Toronto que veio do Canadá para auxiliar no tratamento dos feridos, disse ontem que a utilização da máquina gera alguns riscos e que é preciso ser muito seletivo ao escolher pacientes para esse tipo de técnica.

Ao menos 35 feridos hospitalizados tinham recebido até ontem doses de hidroxicobalamina, antídoto usado em intoxicações com cianeto (gás liberado no incêndio na boate).

Publicidade