O dito popular segundo o qual o cão é o melhor amigo do homem não está sendo respeitado em Curitiba e região metropolitana. Mais um caso grave de maus-tratos chegou à Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). Um cachorro preto, sem raça definida (vira-lata), de porte pequeno, foi encaminhado para a Spac com as extremidades das patas traseiras amputadas. "Pretinho", como está sendo chamado pelas veterinárias, foi encontrado por uma mulher ao lado da linha de trem em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Existe a suspeita de o cão tenha sido amarrado junto ao trilho do trem, em razão da amputação ser no mesmo local nas duas pernas.
"Ele deve ter sido amarrado nos trilhos do trem, pois se tivesse sido atropelado, o cachorro teria sido atingido pela frente. Só imaginamos o que aconteceu, pois não houve testemunhas e não temos como provar", afirmou a vice-presidente da Spac Soraya Simon. A suspeita é reforçada porque não foi um fato isolado. "Há cerca de um mês aconteceu a mesma coisa com um cão pastor alemão, mas como ele há três dias estava ao lado do trilho do trem, as feridas já estavam necrosando. O animal teve que ser sacrificado", lamentou Soraya, que acredita que alguém está amarrando cães nos trilhos.
Pretinho está recebendo tratamento e a infecção já foi controlada. As feridas também estão cicatrizando. "Estamos cuidando do cachorro para ele ser adotado. A recuperação dele vai depender de quem ficar com o cão", disse a veterinária Denize Cotin Barbosa. Foi o segundo caso registrado. Em outubro de 2006, o cão Falcão teve as patas traseiras mutiladas por um lavrador em Bocaiúva do Sul. O agressor foi condenado a pagar uma multa no mês passado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora