Mais um ônibus foi incendiado na região norte de Londrina. O veículo, da linha 426, foi atacado na noite de quarta-feira (30), quando trafegava pela Rua Joubert de Carvalho, no Conjunto Vivi Xavier. Ninguém ficou ferido, mas alguns assentos foram destruídos pelas chamas. Este é o segundo caso de coletivo incendiado na cidade em dois dias.
Com base em relato de testemunhas, a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar informou que o motorista parou em um ponto de ônibus por volta das 23h20. Três pessoas entraram no coletivo, uma delas aparentando ter menos de 18 anos. Sob o comando dos outros dois, que estavam armados, o adolescente jogou gasolina no interior do veículo e ateou fogo. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, uma viatura da Polícia Militar (PM) foi acionada e ajudou no combate às chamas. Até as 8 horas, não havia informações sobre os autores do atentado.
Outro ônibus foi incendiado 24 horas antes na cidade
Outro ônibus foi incendiado na noite de terça-feira (29) em Londrina. Segundo a PM, o veículo da linha 412 foi atacado na Rua Belmiro Catori, no Jardim Imagawa, na região norte, por volta das 22h45. Os criminosos pararam o veículo, deram ordem aos 14 passageiros e ao motorista para que descessem, jogaram combustível em todo o interior e atearam fogo.
Duas pessoas ficaram feridas ao sair pelas janelas de emergência. Uma delas, Luísa Maria Fogaça Nunes, 46 anos, teve queimaduras e foi encaminhada ao Hospital Universitário (HU). O ônibus ficou destruído e foi recolhido ao pátio da empresa ainda na terça-feira (29). As chamas foram tão intensas que atingiram a fiação da rede elétrica na Belmiro Catori.
Até a manhã desta quinta-feira (31), a PM desconhecia a identidade dos bandidos. A polícia trabalha com a possibilidade de que o ataque seja uma represália pela morte de Gabriel Francisco de Oliveira, 20 anos. O jovem, fugitivo do 4º Distrito Policial (DP), foi morto na tarde do mesmo dia, em confronto com policiais.
Onda de ataques
Os dois casos registrados na terça (29) e na quarta-feira (30) somam-se a outros três registrados em março deste ano.
Na primeira ocorrência em Londrina, registrada em 17 de março na região norte, três jovens entraram em um micro-ônibus como passageiros. Assim que o veículo começou a trafegar, eles deram voz de assalto ao motorista. Um dos assaltantes, aparentando ser adolescente, tomou o celular do funcionário. Os quatro passageiros, além do condutor, saíram depois que os assaltantes disseram que iam atear fogo ao coletivo.
O segundo ônibus foi incendiado na cidade na manhã de 21 de março. Três rapazes, todos aparentando ter mais de 18 anos, entraram no coletivo no Jardim Santiago, na região norte, e mandaram o motorista e os passageiros descerem do veículo. Depois, os bandidos espalharam gasolina pelos bancos, atearam fogo e fugiram a pé. O motorista voltou para dentro do veículo e começou a apagar o fogo com o extintor de incêndio. Quando chegaram ao local, os bombeiros terminaram o combate às chamas. Ninguém ficou ferido.
Em 25 de março, mais um ônibus foi incendiado após um assalto. O coletivo, da linha 308, passava pela Rua Serra de Santana, por volta das 22 horas, quando foi parado por assaltantes. Os bandidos levaram dinheiro dos passageiros e do caixa do ônibus antes de atearem fogo.