O município de Pedras Altas (RS) decretou emergência por causa da estiagem, segundo informou a Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (3). A cidade de Candiota (RS) também está em situação crítica por causa da falta de água.
Em Candiota, a Defesa Civil distribui água à população na Zona Rural com o uso de caminhões-pipa. Mais de 870 famílias estão sem água. Os açudes e barragens estão quase secos e não há água potável para o gado.
"Hoje [segunda-feira (3)], garoou um pouco, mas não deu para aliviar a situação. Não temos previsão de chuvas para os próximos dias", afirmou ao G1 o coordenador da Defesa Civil de Candiota, Paulo Brum.
"Pedras Altas é um município vizinho, fica localizado em uma região bastante alta. Assim como Candiota, muitas famílias no interior sofrem porque não conseguem alimentar o gado e cultivar as lavouras", disse.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o município de Bagé (RS) não está em emergência, mas também enfrenta a estiagem. A cidade passa por um racionamento de água, e o fornecimento é alternado nos bairros a cada 12 horas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora