A secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Duarte, informou ontem que o governo estuda a elaboração de um novo edital para o financiamento de comunidades terapêuticas, que fazem o tratamento de dependentes químicos. No ano passado foi publicado um edital com recursos de R$ 34 milhões para financiar o tratamento de 2,5 mil pessoas, mas só foram preenchidas 985 vagas.
"Estamos conversando com os municípios, as comunidades terapêuticas e os estados para buscar uma forma de fazer com que esse financiamento realmente se realize e elas [as comunidades terapêuticas] possam continuar fazendo seu trabalho", afirmou Paulina, durante audiência pública da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas.
Segundo Paulina, no ano passado as vagas não foram todas preenchidas porque "não houve grande resposta por parte dos municípios, que eram os responsáveis por mandar os projetos indicando as comunidades que teriam condições de receber os recursos". Paulina afirmou ainda que as comunidades terapêuticas são responsáveis pelo atendimento de 80% dos dependentes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora