• Carregando...

O Serviço Geológico do Brasil aumentou de 29,49 para 29,6 metros a previsão para a cota máxima de cheia dos rios Negro e Solimões em Manaus. Com a variação de 11 centímetros, espera-se uma das piores cheias de todos os tempos. As informações são da Agência Brasil.

"Estamos no final da enchente para Manaus. Por enquanto, o rio vem subindo entre 2 e 3 centímetros por dia, só devendo parar em meados de junho. Como não é um rio muito vertical, ele tende a demorar a baixar. Isso significa que o tempo de permanência das águas altas pode superar 40 dias", disse o superintendente do serviço geológico em Manaus, Marco Antônio Oliveira.

De acordo com a prefeitura de Manaus, as situações emergenciais se tornaram, de certa forma, cotidianas. Com o maior conhecimento adquirido sobre os riscos, o poder público tem conseguido evitar mortes em decorrência de enchentes. Cerca de dez órgãos estão envolvidos nas ações, tendo a defesa civil e a assistência social na coordenação.

Basicamente, são ações envolvendo obras, a limpeza pública e o meio ambiente em três frentes: centro da cidade, área urbana de bairros à margem de bacias, e público ribeirinho.

Nas áreas urbanas, a prefeitura costuma despejar cal na água, para evitar mau cheiro, contaminações e prevenir doenças. Outra preocupação, que abrange todas as áreas afetadas, é a de garantir a acessibilidade de população. Para isso são instaladas passarelas metálicas ou de madeira.

Entre as medidas está a retirada de comerciantes, em especial os que vendem alimentos. Eles são deslocados para uma outra área previamente preparada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]