Entre a madrugada de sexta-feira (17) e esta segunda-feira (20) pelo menos 34 homicídios com armas de fogo foram registrados em Manaus, no Amazonas. A sequência de mortes teve início após o assassinato de um sargento da Polícia Militar em uma agência bancária da capital, na sexta-feira. Os representantes de órgãos de segurança do Estado cogitam a possibilidade de vingança, enquanto o Instituto Médico Legal (IML) realiza exames de comparação balística para saber se há ligação entre os assassinatos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, foram dez assassinatos na sexta-feira; quinze no sábado, 18; e oito no domingo, 19; todos em diferentes bairros e zonas da cidade.
Às 2h30 (1h30 no horário de Brasília) desta segunda-feira, o autônomo Renato Simplício, de 31 anos, foi a 34ª vítima, com um tiro no tórax. Conforme o número de casos aumentava, mensagens de texto e áudio e fotos circulavam nas redes sociais, com pedidos de cuidado e alertas para que as pessoas ficassem em casa.
Na investigação dos casos, a polícia disse que trabalha com todas as possibilidades, entre elas, um confronto entre facções criminosas ou vingança de policiais.
No sábado, o secretário de Segurança do Estado, Sérgio Fontes, informou que todas as delegacias especializadas estão trabalhando para solucionar o caso. “Alguns já temos os indícios de autoria e nos demais existe indicação de que foi uma ação orquestrada, e não descartamos qualquer hipótese”, disse.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) suspeita que os crimes tenham sido cometidos por um mesmo grupo e estuda se as mortes podem estar vinculadas ao assassinato de um policial no último dia 17.
Os 30 homicídios foram cometidos entre a noite da sexta-feira e a madrugada de hoje. A maioria dos crimes aconteceu nas zonas Norte e Leste da capital amazonense.
Segundo o titular da SSP-AM, Sérgio Fontes, a presença da polícia foi reforçada nas ruas de Manaus.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora