As autoridades brasileiras encontraram neste domingo (18) resquícios de combustível em uma praia de Angra dos Reis (RJ) e afirmaram que estão averiguando se procede de um vazamento de um navio petroleiro ocorrido na sexta-feira.
O secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse à imprensa que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai investigar a procedência do óleo e declarou que notificou a empresa Modec Serviços de Petróleo do Brasil, proprietária do navio plataforma Cidade de São Paulo e que causou o vazamento na sexta-feira.
A Modec calculou inicialmente que o vazamento de óleo foi de perto de 10 mil litros, embora um diretor da empresa, André Cordeiro, tenha dito neste domingo que o volume lançado ao mar pode ser inferior a 10% desse total.
No sábado, o Inea anunciou uma multa de R$ 10 milhões à Modec, que disse ter controlado o vazamento, que supostamente ocorreu por erro humano.
Cordeiro indicou à imprensa que é "bastante improvável" que o combustível encontrado na Praia do Bonfim seja proveniente do navio plataforma, visto que sua consistência é diferente da do óleo utilizado no Cidade de São Paulo.
Responsáveis do Inea sobrevoaram neste domingo a baía de Angra, onde aconteceu o acidente, e visualizaram duas manchas, uma de 1,5 mil metros de extensão por 200 de largura e outra menor, de 200 por 300 metros, em cuja dispersão os técnicos da Modec trabalham desde sábado.
Minc disse que este vazamento "é infinitamente menor" do que o ocorrido em novembro em um poço da companhia americana Chevron, na Bacia de Campos, a 120 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro.
A Chevron calcula que tenham sido lançados ao mar 2,4 mil barris de petróleo, embora as autoridades do Rio de Janeiro acreditem que o vazamento possa ser de cerca de 15 mil barris, o que as motivou a aplicar várias multas à empresa petrolífera americana.
No entanto, na opinião do secretário, o impacto ambiental do acidente ocorrido nesta sexta-feira pode ser "muito maior", já que foi registrado em uma região "bastante sensível do ponto de vista da biodiversidade".
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora