Manifestantes bloquearam meia pista do km 80 da BR-277, sentido litoral, em frente à fábrica da Coca-Cola, em Curitiba, por cerca de 15 minutos nesta sexta-feira (16). Aproximadamente 50 pessoas participaram do ato, que começou por volta das 16 horas, para chamar atenção para a paralisação das obras da Avenida Marginal, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba informa que a obra é de responsabilidade compartilhada da prefeitura e do governo do estado. Segundo a prefeitura, todas as parcelas que seriam pagas pelo município foram quitadas, mas o estado só arcou com uma das suas quatro parcelas. Devido ao atraso, a empreiteira responsável pela obra parou todos os serviços no local. Somente 23% da obra foi realizado.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná explica que todos os convênios com as prefeituras foram suspensos até que o orçamento do estado seja aberto em março deste ano. De acordo com o governo do estado, a secretaria não fez os repasses porque, na época, a prefeitura de Curitiba não detinha as certidões liberatórias necessárias para autorizar os subsídios.
A Prefeitura disse que já normalizou a liberação das certidões e que estuda alternativas para dar continuidade ao trabalho de pavimentação da Avenida Marginal à BR-277.
Movimento
Segundo a Ecovia, concessionário responsável pelo trecho, o protesto gerou 4 quilômetros de congestionamento porque mais de 25 mil veículos seguem rumo às praias do estado. O horário de maior movimento deve acontecer entre 21 e 22 horas, quando o fluxo chegará a 2,8 mil carros por hora.
No sábado, o fluxo seguirá intenso durante a manhã e a tarde. A Ecovia estima que 22 mil veículos descerão a Serra do Mar. O pico deve ocorrer entre 10 e 11 horas, com 2 mil carros por hora. Já no domingo, 32 mil veículos devem retornar à capital. O maior movimento deve ser esperado entre as 16 e 23 horas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora