Cerca de 50 manifestantes ocupam a PA-457, a Rodovia Everaldo Martins, a única que liga Santarém (PA) ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, desde a madrugada desta terça-feira (13).Os manifestantes são agricultores de 30 municípios do baixo amazonas e da região Transamazônica. Eles reivindicam infraestrutura, desinterdição de assentamentos e a criação de uma superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Altamira (PA).
Os manifestantes estão preparados para permanecer até 30 dias no local se for necessário, segundo o Tenente Wilton Chaves. Os manifestantes estão a 1,5km do aeroporto. "Estão prejudicando a região toda. Nem pedestres deixam passar e estão irredutíveis para negociação", disse o tenente ao G1.
Na rodovia, já se forma uma fila de veículos, entre transporte coletivo, carros particulares e aqueles que prestam serviços de carga e descarga no aeroporto. Vários funcionários do aeroporto também foram barrados e estão preocupados com os serviços pendentes e a recepção de outras aeronaves que deverão pousar.
Os manifestantes estão liberando o trânsito apenas para ambulâncias e carros de funerárias. Após muita insistência, as pessoas que retornavam do aeroporto também puderam passar.
O Grupo Tático Operacional está no local para tentar negociação. "Nós tivemos contato com as pessoas e conversamos, explicando que o objetivo da segurança pública é pela preservação da ordem e da segurança de todos os envolvidos", explicou o Major Anderson Mardock.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião