Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fizeram um bloqueio de cerca de três horas no Contorno Sul, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná, as duas pistas da BR-376, na região do quilômetro 587, foram bloqueadas pelos manifestantes, incluindo as vias marginas. O local fica próximo à fábrica da Volvo. A liberação do tráfego ocorreu de forma gradual, com a abertura de uma pista em cada sentido por volta das 9h45. O fluxo foi totalmente liberado às 10h10.
O ato, que começou por volta das 7h30, faz parte do Dia Nacional de Paralisação, organizado por movimentos de trabalhadores e centrais sindicais em todo o Brasil contra, principalmente, o projeto de lei complementar 30/2015, que amplia a terceirização e está em trâmite no Senado.
Uma mobilização das centrais sindicais também está marcada para as 11 horas no Centro de Curitiba. Os manifestantes devem seguir da Praça 19 de Dezembro até o Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, junto com professores estaduais em greve, que protestam também contra a ação violenta da Polícia Militar no dia 29 de abril deste ano.