Seguranças e manifestantes se enfrentaram na abertura da Conferência Estadual das Cidades nesta quarta-feira (26) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O encontro reúne representantes do governo, de movimentos sociais, de sindicatos e de empresas para discutir problemas das cidades. O evento teve a participação do governador Roberto Requião, que presenciou a confusão.
Como mostram imagens da 1ª edição do telejornal ParanáTV, durante a abertura do evento, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores de Urbanização do Paraná circulavam pelo auditório com uma faixa pedindo mais democracia na elaboração dos planos de desenvolvimento das cidades.
Os seguranças tentaram impedir a manifestação e arrancaram a faixa. "Não estamos aqui para brigar. Estamos aqui para fazer um debate que se faz necessário", afirmou um dos manifestantes. Durante o tumulto, Requião pediu o fim do protesto e da confusão entre manifestantes e seguranças. "Repressão à manifestação não tem sentido. Qualquer manifestação, por mais idiota que seja, é permitida", disse.
Conferência
Durante a 3ª Conferência Estadual das Cidades, nesta quarta-feira, foi assinado decreto que cria o Conselho das Cidades (Concidades). O conselho terá como principal objetivo levar as propostas dos municípios paranaenses para serem discutidas na 3ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 25 a 29 de novembro, em Brasília. O tema será "Avançando na gestão democrática" e o lema "Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social".
Segundo a Agência Estadual de Notícias, durante o evento, os participantes vão definir as 10 propostas paranaenses para a Política de Desenvolvimento Urbano do país. Estão participando 964 delegados eleitos por 364 municípios paranaenses e 128 indicados por entidades. A conferência é considerada a grande oportunidade que a população tem para participar das discussões a respeito do futuro das cidades.
A conferência prossegue na quinta-feira (27), a partir das 8h30. A leitura das propostas aprovadas pela plenária será feita às 14 horas, seguida da eleição dos delegados paranaenses à 3.ª Conferência Nacional das Cidades.