Cerca de 250 pessoas, entre moradores da Ocupação Nova Primavera, localizada na CIC, e integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM), realizam uma manifestação em frente à sede da Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã dessa segunda-feira (9). Os manifestantes ocupam as duas entradas do prédio localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Curitiba.
Os manifestantes reivindicam a análise do projeto habitacional Nova Primavera e o cumprimento do acordo firmado em novembro de 2014, entre a Superintendência Regional Curitiba Oeste da CEF e a Coordenação da Ocupação Nova Primavera.
De acordo com o MPM, na ocasião, a Caixa teria se comprometido a analisar o projeto de empreendimento habitacional no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades modalidade cujo maior diferencial é a destinação das moradias para famílias organizadas em cooperativas habitacionais ou associações. Segundo Fernando Pena, coordenador do MPM, até agora o projeto não foi analisado e não há perspectiva de quando isso ocorrerá.
A aprovação do projeto beneficiaria 380 famílias que moram na ocupação desde setembro de 2012. Um pedido de reintegração de posse foi indeferido no mesmo ano.
Até o meio-dia, a CEF não havia se posicionado oficialmente sobre a manifestação.