Os governadores paulista Geraldo Alckmin (PSDB), e do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foram alvos de um protesto na noite desta sexta-feira, 02, em São Paulo, que reuniu cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar. A PM tentou uma nova estratégia: formou um cordão e circundou os manifestantes no início do ato, às 19h, na Avenida Paulista. Até as 21h, o único momento tenso ocorreu quando policiais lançaram spray de pimenta, na Rua dos Belgas.
Esta foi a terceira manifestação realizada em São Paulo na semana - as outras ocorreram na terça-feira, 30, e quinta, 01.
A concentração começou por volta das 18h, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Meia hora depois, o major Genivaldo Antônio abriu uma negociação para que não houvesse violência. "É um exercício de cidadania, mas precisamos manter a ordem."
Às 19h, o grupo bloqueou a Avenida Paulista, no sentido Consolação. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o congestionamento nesse horário foi de 266 km - o pico do dia. Em seguida, os manifestantes bloquearam a outra pista da Paulista, na altura da Rua Pamplona, e continuaram caminhando. Às 20h, o grupo entrou na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no sentido do centro. Na Rua Conselheiro Carrão, um coronel negociou para que o bloco não voltasse para a Paulista.
Dois grupos de manifestantes passaram a divergir sobre o trajeto e se acusar mutuamente de apoiar a PM. Não houve acordo, e os manifestantes entraram na Alameda Joaquim Eugênio de Lima até a Paulista. No cruzamento das vias, os manifestantes votaram a definição do trajeto e, por volta das 21h30, passaram a caminhar rumo à Assembleia Legislativa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora