Cerca de 40 moradores do bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, interditaram as pistas no sentido litoral da BR-277, na altura do km 73, na tarde desta terça-feira (27). Por volta das 17h, eles iniciaram uma queima de pneus reivindicando uma passarela no local. Na manhã desta terça-feira, uma adolescente foi atropelada no local e encaminhada ao Hospital Angelina Caron.
A manifestação só terminou com a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 17h40, quando o congestionamento na rodovia era de dois quilômetros. Assim que a pista foi liberada, o trânsito foi normalizado na região, segundo a PRF. Às 18h15, os policiais ainda estavam no local para impedir que os manifestantes retomassem o protesto.
De acordo com a concessionária Ecovia, que administra o trecho, o pedido para a construção da passarela já foi recebido. Como esta obra não está prevista no contrato inicial com a empresa, a concessionária garante que a reclamação dos moradores foi encaminhada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para que seja construída a passarela. A assessoria do DER informou que, em função do horário, não havia ninguém na Secretaria de Estado dos Transportes para responder sobre a obra.