Um grupo de 500 manifestantes, segundo a Polícia Militar, invadiu o plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo na tarde de hoje depois que os deputados suspenderam a votação do decreto que acaba com o pedágio na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha.
A polícia usou spray de pimenta para tentar conter a invasão, por volta de 17h. Os manifestantes quebraram a porta de vidro do plenário e da presidência da Casa, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança do Estado.
Objetos de decoração de alguns corredores do prédio também foram destruídos, segundo a secretaria. Às 18h, o grupo continuava dentro da Assembleia e pedia para falar com os parlamentares. Ninguém foi preso.A manifestação de hoje foi a sexta na cidade contra o pedágio. No dia 24 de junho, em um episódio violento, 30 pessoas foram presas.
As detenções ocorreram depois que uma parte dos manifestantes saqueou e quebrou as cabines de cobrança.
O pedágio na ponte é operado pela concessionária RodoSol desde dezembro de 1998. Trata-se de uma empresa particular selecionada pelo governo do Estado por licitação.
Segundo a concessionária, cerca de 58 mil veículos cruzam a ponte diariamente. Desde janeiro deste ano, o valor do pedágio para veículos custa R$ 1,90.