Manifestantes que ocuparam 131 casas do conjunto habitacional Moradias Cerâmica, no bairro Tatuquara, na madrugada desta terça-feira (22), concordaram em deixar o local durante o dia. Porém, cerca de 40 famílias tomaram a rua Clóvis Boving, em frente ao conjunto, na tarde desta quarta-feira (23), para reivindicar moradias da Cohab.
Segundo os manifestantes, eles pretendem continuar no local até a companhia garantir que eles terão acesso a novas casas, pois estariam morando em áreas de risco na capital. Cerca de 15 agentes da Guarda Municipal acompanham a manifestação. Há muitas crianças no local. "Fruet, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!", gritam os manifestantes que alegam que o conjunto habitacional está sendo depredado, pois ainda não foi ocupado.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Cohab informou que as 194 casas do conjunto Moradias Cerâmica são destinadas ao reassentamento de famílias que ocupavam 16 áreas de risco na capital. Conforme a assessoria, as mudanças das famílias já estão sendo encaminhadas ao local desde o último dia 14 e a previsão é de que, até o próximo sábado (26), a maioria das casas esteja ocupada.
Ainda segundo a Cohab, as famílias que invadiram as residências foram aconselhadas a procurar a Companhia para fazer um cadastro ou verificar a situação, no caso de inscrição já efetuada. Conforme a assessoria, algumas famílias estão com o cadastro desatualizado e, por isso, não conseguem a moradia. Em outros casos, as pessoas não aceitam as residências oferecidas, ou, no caso de cadastro de famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil no programa Minha Casa, Minha Vida, as casas são sorteadas.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Conheça o novo traçado do túnel imerso Santos-Guarujá, com “superquadra” para obras
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião