Cerca de 200 pessoas se reuniram na tarde deste sábado (4) na Boca Maldita, no Centro de Curitiba em uma manifestação do "Movimento Fora Lula". Os manifestantes pediram mais moralidade na política. Em São Paulo, o movimento foi bem maior e reuniu mais de 2 mil participantes.
Na capital paranaense o organizador foi o estudante de Direito da Unibrasil, Barton Cutler, de 19 anos. Entre os motivos do protesto, segundo Cutler, estão os problemas com o apagão aéreo, denúncias de corrupção sem punição dos responsáveis, CPIs que terminam em "pizza", e os recentes episódios protagonizados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).
Além de Curitiba e São Paulo, estavam programadas manifestações em outras seis capitais: Belém, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Vitória.
No Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado na Praia de Copacabana.
PT quer reação a movimentos anti-Lula
Num discurso afinado, em meio a discussões sobre os rumos do PT nas eleições de 2008, os principais líderes do partido convocaram neste sábado, durante encontro em São Paulo, a militância petista a reagir contra setores da sociedade civil que pregam indignação ao governo Lula.
Durante o encontro estadual, o mote dos discursos das lideranças petistas era o de reação aos segmentos da classe média que lançaram o "Cansei", um movimento criado para sensibilizar a sociedade a protestar contra o caos aéreo e a corrupção. De acordo com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, por trás do movimento, há um viés político orquestrado pela oposição.
"O país é democrático e eles se manifestam como desejam desde que vistam sua própria camisa", disse a ministra ao chegar para o encontro.