A nova edição do "Manual do Deputado Petista", atualizada para a legislatura 20072010, é reveladora do estado de espírito do partido em relação à imprensa em tempos pós-mensalão. Ali o parlamentar aprende que "o repórter é influenciado de várias formas pelos interesses dos que controlam os meios de comunicação", e que "identificar as contradições eventuais" entre os grupos de mídia "pode revelar espaços abertos para o PT". A cartilha ensina ainda a "falar pouco", pois "quanto mais frases são fornecidas ao interlocutor, mais oportunidade ele tem de escolha". Por fim, um alerta: "Não circule desnecessariamente no Comitê de Imprensa da Câmara".
***
Manera Adversário ferrenho do PT no Paraná, o deputado estadual Stephanes Jr. levou um puxão de orelha do governador Roberto Requião (PMDB) depois de sua última performance na tribuna da Assembléia Legislativa: "Seu pai vai virar ministro, garoto, está na hora de tomar jeito". Timing Em visita ao Planalto para fechar a indicação de Stephanes à Agricultura, Michel Temer e Henrique Alves encontraram Franklin Martins, cotado para assumir a comunicação do governo. "Ministro!", saudaram os peemedebistas. "Vocês são rápidos", disse o jornalista. "Eu ainda estou conversando." Casa Cor "Que lindo!", comentou Marta Suplicy ao entrar no gabinete que hoje passa a ser dela. A sala do ministro do Turismo ganhou mobília e luminárias mais modernas do que o padrão dos prédios públicos de Brasília. Perigo O vermelho PC do B está amarelo de medo. Com 13 deputados, acha que Lula, ao pôr Aldo Rebelo na Defesa, pode concluir que uma pasta com a Infraero está de bom tamanho para a sigla, tirando Orlando Silva do Esporte.
Tartaruga Reeleito para a presidência do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) pisou no freio. Feitos há três semanas, os pedidos do PSol para reabrir os casos de Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e João Magalhães (PMDB-MG) não foram nem enviados à Mesa, procedimento-padrão.
Precedente 1 A oposição mandou imprimir o voto dado pelo ministro Celso de Mello, o mesmo que examina o pedido de liminar para instalar a CPI do Apagão Aéreo, quando determinou que Renan Calheiros (PMDB-AL) indicasse membros da CPI dos Bingos. Precedente 2 No trecho preferido dos oposicionistas, Mello diz que "a separação de Poderes não pode ser invocada como princípio destinado a frustrar a resistência jurídica a qualquer ensaio de opressão estatal ou a inviabilizar a oposição a qualquer tentativa de comprometer o exercício do direito de investigar abusos que possam ter sido cometidos pelos agentes do Estado". Flanco O PFL decidiu encerrar a obstrução no plenário da Câmara, mas manterá o protesto na Comissão de Constituição e Justiça à espera de retratação do presidente, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). "Ele terá de se mostrar disposto a agir como presidente da CCJ, e não líder do governo", diz ACM Neto. Rede A campanha "Xô CPMF", encabeçada pelo PFL, ganhou a adesão de 30 entidades paulistas, entre elas a Associação Comercial, a Fiesp e o Sindicato dos Contabilistas. Todos terão links em suas páginas na internet para o site do movimento.
TIROTEIO
* Do senador Mário Couto (PSDB-PA), sobre a nomeação de uma cabeleireira e de uma esteticista como assessoras especiais do gabinete da governadora Ana Júlia Carepa (PT).
Em um estado pobre como o Pará, é inconcebível ter um salão de beleza funcionando no palácio do governo.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora