A nova edição do "Manual do Deputado Petista", atualizada para a legislatura 2007–2010, é reveladora do estado de espírito do partido em relação à imprensa em tempos pós-mensalão. Ali o parlamentar aprende que "o repórter é influenciado de várias formas pelos interesses dos que controlam os meios de comunicação", e que "identificar as contradições eventuais" entre os grupos de mídia "pode revelar espaços abertos para o PT". A cartilha ensina ainda a "falar pouco", pois "quanto mais frases são fornecidas ao interlocutor, mais oportunidade ele tem de escolha". Por fim, um alerta: "Não circule desnecessariamente no Comitê de Imprensa da Câmara".

CARREGANDO :)

***

Manera – Adversário ferrenho do PT no Paraná, o deputado estadual Stephanes Jr. levou um puxão de orelha do governador Roberto Requião (PMDB) depois de sua última performance na tribuna da Assembléia Legislativa: "Seu pai vai virar ministro, garoto, está na hora de tomar jeito". Timing – Em visita ao Planalto para fechar a indicação de Stephanes à Agricultura, Michel Temer e Henrique Alves encontraram Franklin Martins, cotado para assumir a comunicação do governo. "Ministro!", saudaram os peemedebistas. "Vocês são rápidos", disse o jornalista. "Eu ainda estou conversando." Casa Cor – "Que lindo!", comentou Marta Suplicy ao entrar no gabinete que hoje passa a ser dela. A sala do ministro do Turismo ganhou mobília e luminárias mais modernas do que o padrão dos prédios públicos de Brasília. Perigo – O vermelho PC do B está amarelo de medo. Com 13 deputados, acha que Lula, ao pôr Aldo Rebelo na Defesa, pode concluir que uma pasta com a Infraero está de bom tamanho para a sigla, tirando Orlando Silva do Esporte.

Publicidade

Tartaruga – Reeleito para a presidência do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) pisou no freio. Feitos há três semanas, os pedidos do PSol para reabrir os casos de Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e João Magalhães (PMDB-MG) não foram nem enviados à Mesa, procedimento-padrão.

Precedente 1 – A oposição mandou imprimir o voto dado pelo ministro Celso de Mello, o mesmo que examina o pedido de liminar para instalar a CPI do Apagão Aéreo, quando determinou que Renan Calheiros (PMDB-AL) indicasse membros da CPI dos Bingos. Precedente 2 – No trecho preferido dos oposicionistas, Mello diz que "a separação de Poderes não pode ser invocada como princípio destinado a frustrar a resistência jurídica a qualquer ensaio de opressão estatal ou a inviabilizar a oposição a qualquer tentativa de comprometer o exercício do direito de investigar abusos que possam ter sido cometidos pelos agentes do Estado". Flanco – O PFL decidiu encerrar a obstrução no plenário da Câmara, mas manterá o protesto na Comissão de Constituição e Justiça à espera de retratação do presidente, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). "Ele terá de se mostrar disposto a agir como presidente da CCJ, e não líder do governo", diz ACM Neto. Rede – A campanha "Xô CPMF", encabeçada pelo PFL, ganhou a adesão de 30 entidades paulistas, entre elas a Associação Comercial, a Fiesp e o Sindicato dos Contabilistas. Todos terão links em suas páginas na internet para o site do movimento.

TIROTEIO

* Do senador Mário Couto (PSDB-PA), sobre a nomeação de uma cabeleireira e de uma esteticista como assessoras especiais do gabinete da governadora Ana Júlia Carepa (PT).

– Em um estado pobre como o Pará, é inconcebível ter um salão de beleza funcionando no palácio do governo.

Publicidade