A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou serviço de manutenção na Estação Passaúna às 14 horas deste sábado (9). O abastecimento será interrompido em partes de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo e Campo Magro, que são abastecidas pelo reservatório da estação. Segundo estimativas da Sanepar, 500 mil pessoas serão afetadas.
O serviço só será restabelecido na madrugada de segunda-feira (11). De acordo com a assessoria de comunicação da companhia, a recuperação lenta do abastecimento evita problemas na rede de distribuição, como rompimento de redes.
Bairros afetados
Em Curitiba, a manutenção pode afetar os serviços nos bairros Augusta, Bigorrilho, Butiatuvinha, Cascatinha, Campo Comprido, Campo de Santana, Caximba, Cidade Industrial, Fazendinha, Ganchinho, Lamenha Pequena, Mossunguê, Órleans, Riviera, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Bráz, São João, São Miguel, Tatuquara e Umbará.
Em Almirante Tamandaré, o abastecimento pode ficar prejudicado no bairro Tanguá. Em Araucária, nos bairros Barigui, Boqueirão, Cachoeira, Campo Redondo, Capela Velha, Centro, Chapada, Costeira, Estação, Fazenda Velha, Iguaçu, Laranjeiras-Passaúna, Sabiá, Thomas Coelho, Tindiquera e Vila Nova.
Em Campo Largo, somente o bairro Ferraria será prejudicado. Em Campo Magro, o serviço pode afetar o abastecimento no bairro Boa Vista.
Reclamação
Os consumidores reclamam que a Sanepar não os avisa com antecedência sobre o desabastecimento. É o caso da professora Maria do Rosário dos Santos, que mora no Tatuquara. "A Sanepar deveria enviar um aviso por escrito sobre o dia em que vai faltar água. Se isso fosse feito, a gente se prepararia. Eu trabalho o dia inteiro, das 10h da manhã às 10h da noite, olho minha caixa de cartas todos os dias, mas não recebi nenhum aviso. E se a gente liga na Sanepar, os atendentes são mal qualificados e nos tratam mal", afirma a professora.