O Mapa do Crime da campanha Paz Tem Voz entrou ontem na segunda fase com novas informações e funções para o usuário da ferramenta. Durante a primeira fase da campanha do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), no último semestre de 2011, o Mapa do Crime foi lançado para aumentar a transparência sobre os números dos crimes no estado. O instrumento possibilita que o cidadão registre delitos de que é vítima ou testemunha.
A partir de hoje, o Mapa coloca também à disposição estatísticas oficiais, como o perfil das vítimas de homicídios. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e deverão ser atualizadas periodicamente.
A ferramenta gera gráficos com os crimes cadastrados pela própria população, o que facilita a visualização das ocorrências mais comuns e os locais. A partir de agora, o usuário também terá um canal aberto para denúncias. As informações serão verificadas pelas equipes da RPCTV e Gazeta do Povo. Outra novidade é o selo de qualidade da informação cadastrada pelo usuário. A cada informação confirmada por testemunhas ou pessoas que conhecem o fato registrado no site, um selo de qualidade será colocado ao lado da informação.