Um levantamento constatou 17,97% do território de Curitiba é composto por áreas verdes. O dado é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), publicado na Gazeta do Povo desta quarta-feira. O estudo, segundo o jornal, revela que o total de maciços ambientais (áreas com mais de cem metros quadrados cobertas com árvores) foi de 77,7 milhões de metros quadrados.

CARREGANDO :)

A maior concentração de áreas verdes está na Regional Santa Felicidade, onde está a Área de Proteção Ambiental do Passaúna, com 33,61%. Em segundo lugar, aparece a Regional Bairro Novo, onde está a Área de Proteção Ambiental do Iguaçu, com 27,59% da área total de maciços. O resultado significa que, conforme Censo 2000 do IBGE, cada habitante tem uma área verde de 49,02 metros quadrados.

O estudo foi realizado durante três anos por técnicos da SMMA. Nesta quarta-feira, o levantamento de maciços florestais de Curitiba, com a sua classificação, serão apresentados. O mapa dos aglomerados florestais será disponibilizado para órgãos ambientais do Estado e da União.

Publicidade

Leia reportagem completa sobre o levantamento na edição desta quarta-feira da Gazeta do Povo.