Apesar de ter nascido com uma deficiência auditiva grave, o maranhense Cláudio Henrique Mourão, conhecido como Cacau Mourão, driblou a surdez para realizar o sonho de se tornar coreógrafo. O bailarino nasceu no município de São Luís.
"Eu nunca tive limites e sempre fui bastante independente. Achei que tinha condições de vencer e mostrei que era possível mesmo com a surdez", diz Mourão, por meio de sua intérprete Carmem de Oliveira, referindo-se à capacidade de dançar sem escutar a música.
Para garantir o ritmo, Mourão sente a música por meio das vibrações dos sons. E com a ajuda da matemática o bailarino calcula os passos da coreografia. Ele costuma fazer uma marcação, contar os passos e decorar a coreografia.
Durante muito tempo Mourão integrou a Companhia de Dança de Carlinhos de Jesus. Professores municipais assistiram a uma apresentação do coreógrafo e aprovaram. "É uma pessoa completamente normal, acho que deficientes somos nós, vendo essa maravilha", diz a professora Maristela Rossi.