Um grupo de ciclistas realiza a marcha das bicicletas no início da noite desta quinta-feira (22), para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. O evento faz parte do movimento Arte, Bicicleta e Mobilidade e do mês da bicicleta. Os ciclistas passam por ruas do Centro da capital e de bairros próximos. Por volta das 20h30, o grupo passava pelo Centro Cívico, em frente à prefeitura.
A Marcha das 1000 Bicicletas, como é chamado o evento, iniciou a concentração às 17h na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba e saiu do local por volta das 18h. Segundo a organização do evento, o grupo passou por ruas próximas à Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seguiu em direção ao bairro Batel pela Avenida Marechal Deodoro.
Equipes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) orientam o tráfego por onde passam os ciclistas. Por volta das 19h30, segundo a Diretran, o grupo passava pela rua Coronel Dulcídio, no bairro Batel. Do local, de acordo com a organização do evento, eles passaram pela Avenida Vicente Machado em direção ao centro de Curitiba.
Por volta das 20h30, os ciclistas passavam em frente ao prédio da prefeitura de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu. O trânsito, de acordo com a Diretran, era lento nas ruas em que o grupo passava por causa da quantidade de ciclistas.
Os ciclistas terminarão a marcha no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. O objetivo do evento é mostrar que a bicicleta é um meio viável para substituir os carros nos centros urbanos.
Dia sem carro
Sem apoio formal da prefeitura de Curitiba, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial Sem Carro foi pouco notado na cidade, que manteve trânsito semelhante ao de outros dias.
Apesar de haver uma lei municipal sancionada em outubro de 2004, que institui a comemoração desse dia na cidade, o último grande evento patrocinado pela prefeitura de Curitiba aconteceu em 2009 quando várias ruas centrais foram interditadas para a circulação de carros.
Entre as principais cidades do Estado, um grupo de ciclistas de Maringá, no Noroeste, também programou um passeio durante a tarde. A prefeitura de Londrina, no Norte, incorporou-se ao movimento mundial pela primeira vez e fechou uma das ruas centrais da cidade entre as 7 e 19 horas.
Na Rua Professor João Cândido foi permitido o tráfego apenas de táxis e ônibus do transporte coletivo.
Para incentivar o uso do transporte coletivo, o prefeito Barbosa Neto (PDT) determinou que os estacionamentos pertencentes à prefeitura permanecessem fechados durante todo o dia. O próprio prefeito foi trabalhar usando bicicleta. À tarde, um grupo de crianças de escolas municipais e particulares participou de uma passeata pedindo Paz no Trânsito.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião