Curitiba pode ajudar Marcha com R$ 40 mil
Uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de Curitiba, proposta pela vereadora Noêmia Rocha (PMDB), colocou à disposição dos organizadores da Marcha para Jesus um recurso de R$ 40 mil. A verba, administrada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), é direcionada para atrações culturais do evento. A entidade é responsável pelo repasse aos coordenadores e pela prestação de contas.
O Conselho dos Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) explica que o recurso é utilizado para transporte, hospedagem e manutenção das atrações culturais que veem a Curitiba para o evento, e confirmam que apresentam os recibos dos gastos à FCC.
A Marcha para Jesus, encontro de diversas igrejas evangélicas, irá acontecer simultaneamente em 150 cidades do Paraná no próximo dia 18 de maio, um sábado. A organização do evento espera mobilizar mais de 500 mil pessoas ao todo para tratar ao longo do dia do tema principal: "Paz nas famílias só em Jesus". Em pelo menos cem cidades paranaenses, a marcha acontece pela primeira vez. O evento acontece anualmente em vários lugares do mundo e, em Curitiba, faz parte do calendário oficial da capital desde 2005 (leia mais ao lado).
Um dos pastores promotores do evento explicou o motivo da escolha do tema deste ano. "Escolhemos esse tema por causa das ondas de violência que vem acontecendo, com incêndios a veículos em Santa Catarina e no norte do estado. Pensamos isso com o intuito de cooperar com a paz nas cidades, pois sabemos que ela é consequência da paz na familia", explica o bispo Antônio Cirino Ferro, membro do Conselho dos Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), que coordena a Marcha na capital.
Algumas das principais cidades do estado, como Foz do Iguaçu e Maringá, já sediam o evento há alguns anos. A expectativa das mais de 100 denominações evangélicas é de que a adesão nesses municípios, que ingressam no mapa da Marcha seja grande. "Acreditamos que nessas cidades irá sim ter uma forte participação da comunidade", diz Ferro.
A data do evento foi confirmada nesta segunda-feira (22) por uma comissão de evangélicos em um encontro com o governador Beto Richa. Na oportunidade, ele foi convidado para participar da Marcha para Jesus. "Fico lisonjeado com o convite e farei o possível para comparecer. A sociedade, mais do que nunca, precisa de movimentos como este para resgatar o espírito de família, a fé e a união", afirmou o governador em entrevista a Agência de Notícias do Paraná, órgão oficial de comunicação do governo estadual.
Capital
Em Curitiba, a organização espera repetir o sucesso de 2012, onde estiveram presentes cerca de 200 mil pessoas, com mais de 18 trios elétricos. Os números são dos organizadores. "Esse ano, para se ter uma noção, já não tem mais trios elétricos disponíveis para locação na data. E faltando pouco menos de um mês, já recolhemos mais de 5 mil litros de leite para doação. Nosso objetivo é totalizar 10 mil,e encaminharmos para os centros que atendem dependentes químicos", conta o bispo.
O percurso em 2013 deverá ser o mesmo das últimas edições, saindo da Praça Santos Andrade, passando pela avenida Marechal Deodoro, pela praça Tiradentes e terminando na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, onde é realizado o momento cívico e de culto com os fiéis.
Entre as atrações programadas, estão o irlandês David Quinlan, o pastor Antônio Cirilo, do Ministério Santa Geração, de Minas Gerais, além de diversas bandas locais.
Outras informações sobre o evento estão disponíveis na página da Marcha para Jesus no Facebook.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora