Será realizada neste sábado (18), em Curitiba, a 20º edição da Marcha para Jesus. A prefeitura estima a participação de até 150 mil pessoas no evento. Com isso, bloqueios terão de ser feitos no trânsito, além da mudança de itinerários de alguns ônibus que circulam pela região central da cidade. A Marcha para Jesus é lei municipal de 2005 em Curitiba.
Confira o mapa que indica os bloqueios e o percurso da Marcha para Jesus
Por causa das alterações no tráfego, a marcha contará com orientação de agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) e com o apoio da Guarda Municipal e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). A previsão é de que o encontro seja finalizado às 15 horas, conforme determinado pela Comissão de Análise de Eventos de Grande Porte (CAGE). Após o encerramento da marcha, a Setran manterá o bloqueio na região do Centro Cívico até a dispersão do público e limpeza das vias.
A concentração da marcha acontece na Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra, no Centro, a partir das 8 horas. A saída está marcada para as 10 horas, com a marcha seguindo pela Rua Conselheiro Laurindo, Avenida Marechal Deodoro, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, até chegar à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Bloqueios
A partir da meia-noite de sábado (18), haverá bloqueio no cruzamento da Rua Conselheiro Laurindo com a Marechal Deodoro para estacionamento de caminhões de som do evento. Ao todo, estão previstos 20 caminhões, sendo oito trios elétricos de grande porte e 12 caminhões menores. Das 6h às 11h30, também haverá interdições nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Rua Amintas de Barros e da Rua XV de Novembro com Rua Tibagi, para estacionamento e montagem dos caminhões de som menores.
Entre as 10h e 18 horas haverá bloqueios na Rua Prefeito Rosalvo G. Mello Leitão com o início da Avenida Cândido de Abreu e com a rótula da Rua Deputado Mário de Barros.
As ruas e avenidas por onde a marcha transitará ficarão totalmente bloqueadas para trânsito nos trechos da caminhada. Durante a saída do evento, os bloqueios serão feitos nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com a Rua Benjamin Constant e da Marechal Deodoro com Rua Tibagi, seguindo a ordem da passagem da marcha.
As ruas serão liberadas para o trânsito conforme a marcha tiver passado pelas respectivas regiões dos cruzamentos. A previsão é de que a Avenida Cândido de Abreu esteja liberada para o tráfego até o meio-dia, mantendo-se apenas o bloqueio da Praça Nossa Senhora de Salete, a partir da Rua Lysimaco Ferreira da Costa.
Ônibus têm rotas alteradas
Por conta do evento, algumas linhas de ônibus terão seus percursos alterados pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). As mudanças das linhas iniciam às 8 horas. Algumas delas voltam ao itinerário normal a partir das 15 horas e outras a partir das 19 horas.
Confira as linhas urbanas e metropolitanas que terão seus trajetos temporariamente alterados, em horários diferenciados:
Das 8 às 15 horasLinhas Urbanas:- Circular Centro (Horário);- C. Música/V. Alegre;- Jd. Mercês/Guanabara;- Raquel Prado/PUC;- Bom Retiro/PUC;- Cabral/Osório;- Augusto Stresser;- Jd. Social/Batel;- Rua XV/Barigui;- Higienópolis;- Tarumã;- Alto Tarumã;- Hugo Lange;- Sagrado Coração;- Detran/Vic. Machado;- Cristo Rei;- C. Imbuia/Pq. Barigui;- A. Munhoz/Jd. Botânico;- Sta. Felicidade;- São Bernardo;- Jd. Itália;- Julio Graf;- Executivo Aeroporto.
Linhas Metropolitanas:- Ctba/Piraquara;- Ctba/Piraquara (Direto).
Das 8 às 19 horas
Linhas Urbanas:- Interbairros I (Horário);- Interbairros I (Anti-Horário);- V. Nori;- Jd. Kosmos;- Bracatinga;- Primavera;- Nilo Peçanha;- Raposo Tavares;- Água Verde/Abranches;- Mateus Leme;- Abranches;- Jd. Chaparral;- V. Suíça;- Barreirinha;- Mal. Hermes/Sta. Efigênia;- Ahú/Los Angeles;- Estribo Ahú;- Fernando de Noronha;- Laranjeiras;- Paineiras;- Sta. Gema;- N. Sra. de Nazaré;- Juvevê/Água Verde;- Itupava/Hosp. Militar;- Linha Turismo.
Linhas Metropolitanas:- Ctba/Tamandaré;- Ctba/Tamandaré (Minérios);- Ctba/Tamandaré (Lamenha);- Ctba/Itaperuçu;- Ctba/R. Bco. do Sul;- Ctba/Jd. Paraíso;- Ctba/Guaraituba (Via Maracanã);- Ctba/Cap. do Atuba;- Ctba/Roça Grande;- Ctba/Conj. Atuba;- Ctba/V. Palmital;- Ctba/C. Grande do Sul;- Ctba/Eugênia Maria;- Ctba/Timbú;- Ctba/Q. Barras (Graciosa);- Ctba/Q. Barras (BR-116).
Estações tubo desativadas:
- Centro Cívico (Assembléia);- Centro Cívico (Palácio Iguaçu);- Prefeitura;- Comendador Fontana;- Tiradentes;- Praça Tiradentes (Nestor de Castro).
A linha direta Aeroporto terá o seu itinerário seccionamento na estação tubo Círculo Militar, bem como as linhas diretas Colombo/CIC e Fazendinha/Tamandare realizarão embarque e desembarque nesta mesma estação tubo durante o desvio.Veja o mapa que indica os bloqueios e a rota da marcha
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora