Será dada a largada às celebrações de carnaval em Curitiba. Neste domingo (17) começa a edição de 2016 do pré-carnaval. Evento já tradicional na capital paranaense, ele é uma espécie de “esquenta” que ocorre nos três domingos anteriores à folia oficial.
Os anfitriões da festa, na Rua Marechal Deodoro a partir das 15h, serão o grupo Garibaldis e Sacis, acompanhados dos cariocas do Monobloco. O bloco curitibano também se apresenta no local no dia 31. E no dia 24 a “avenida do samba” será tomada pela segunda edição do Carnaval Eletrônico.
Carnaval de Curitiba também terá festival de rock e desfile de zumbis.
Em relação à estrutura, a Marechal Deodoro, que terá o trânsito de veículos bloqueado entre meio-dia e 23h, estará cercada entre os cruzamentos com as Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano Peixoto. As saídas poderão ser realizadas pelas vias Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e Monsenhor Celso. Já os ônibus circularão pela região com alguns ajustes de rota.
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também informou que banheiros químicos serão instalados em vários pontos do percurso e haverá espaço adequado para portadores de necessidades especiais. Pontos de atendimento médico estarão disponíveis no trajeto, sendo um na esquina com a Marechal Floriano e outro na esquina com a Barão do Rio Branco.
Segurança
Por motivos de segurança, não será permitida a entrada com garrafas, latas e isopores na área onde acontece o pré-carnaval. Segundo a FCC, haverá venda controlada de cerveja, água, refrigerante e comida no espaço.
Quanto ao policiamento, haverá equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) patrulhando o entorno do evento. A Polícia Militar (PM) também estará disponível à população em módulos móveis instalados pela avenida. Ao final do evento, a PM reforçará o policiamento no eixo do transporte coletivo, principalmente em terminais e estações-tubo para evitar tumultos ou brigas.
Dentro da área, a segurança será feita pela Guarda Municipal e mais 300 seguranças privados, que farão revistas pessoais nos pontos de entrada e saída do evento.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora