Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Noroeste do Paraná

Maringá aparece na segunda posição em ranking nacional do saneamento

Maringá aparece na segunda posição no ranking nacional do saneamento básico, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil e divulgado nesta quinta-feira (16). O Município paranaense ficou atrás apenas de Santos, no litoral paulista. O estudo se baseia nas 100 maiores cidades brasileiras e se refere ao ano de 2010.

Maringá também apareceu entre os dez primeiros municípios na lista referente a 2009, quando ficou na sétima posição, atrás de Santos (SP), Uberlândia (MG), Franca (SP), Jundiaí (SP), Curitiba e Ribeirão Preto (SP). O estudo, no entanto, não apresentava uma nota total. Em Maringá, a rede de saneamento é tratada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O Município apresentou 8,57 em relação a nota final da avaliação. Líder do ranqueamento, Santos obteve nota de 8,70. Outra cidade paranaense entre os dez melhores no ranking, Londrina somou nota de 7,82. A capital do estado, Curitiba, aparece na 12ª posição, com 7,72 de pontuação.

O estudo, chamado de Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), avalia 26 itens, como indicadores de investimento, coleta de esgoto, população atendida com água tratada e evolução em relação a anos anteriores.

Números

Segundo o levantamento, entre os 357.077 habitantes de Maringá referentes a 2010, 85,31% da população era atendida por rede de esgoto. O estudo referente a 2009 apresentava 335.511 habitantes e 84% da população com rede de esgoto.

Em relação ao atendimento de água, o estudo aponta que 99,96% da população maringaense tinha acesso a água tratada. O índice em Londrina e Curitiba apresenta 100%, o mesmo valor apresentado em Maringá na lista referente a 2009.

Ainda de acordo com o SNIS, foram investidos aproximadamente R$ 28 milhões no saneamento básico em Maringá.

As piores em saneamento

As dez últimas cidades no ranking foram Rio Branco (AC), que atende apenas 20.23% da população com coleta de esgoto, obteve 2,41 de nota; Gravataí (RS) com nota de 2,30; Várzea Grande (MT) com 2,13; Blumenau (SC) com 1,83; Belém (PA) com 1,78; Santarém (PA) com 1,43, Ananindeua (PA) com 1,31; Jaboatão dos Guararapes (PE) com 1,23; Porto Velho (RO) com 0,80 e Macapá (AP) com 0,79.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.