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Em alguns pontos próximos as novas mudanças houve engarrafamento no começa da manhâ | Assessoria de imprensa PMM
Em alguns pontos próximos as novas mudanças houve engarrafamento no começa da manhâ| Foto: Assessoria de imprensa PMM

Secretário de Transportes esclarece dúvidas dos moradores sobre as mudanças no trânsito de Maringá

Linhas do transporte coletivo que sofrerão adequações no itinerário

324/ 011/ 131/ 137/ 138/ 139/ 141/ 152/ 177/ 179/ 204/ 205/ 512/ 162/ 233/ 169/ 222/ 223.

Os usuários dessas linhas estão sendo orientados sobre as mudanças através de panfletos e cartazes colocados nos ônibus.

  • Confira as mudanças no trânsito de Maringá
  • Agulhas servirão para conversão à esquerda e direita nas avenidas Duque de Caxias, Herval, São Paulo e Paraná
  • Agulhas servirão para conversão à esquerda e direita nas avenidas Duque de Caxias, Herval, São Paulo e Paraná

A partir desse domingo (31), os motoristas que trafegarem pelo Centro de Maringá devem redobrar a atenção, quando entra em operação a segunda fase do Sistema Binário . As mudanças serão realizadas nas avenidas Paraná e São Paulo, que terão suas vias direcionadas em sentido único.

Com a mudança, a Avenida Paraná fará o sentido Avenida Colombo- Avenida Tiradentes, enquanto a São Paulo seguirá a rota inversa: Tiradentes-Colombo, com a mão única partindo em frente ao Parque do Ingá. Com essa segunda fase, será finalizada a implantação do binário no quadrilátero central da cidade, que já conta com as mudanças nas avenidas Herval e Duque de Caxias. "Em cada uma das quatro avenidas teremos quatro pistas para ir e voltar, dando mais fluidez ao trânsito, especialmente nos horários de pico" explica o secretário municipal dos Transportes, Walter Guerlles.

Nas avenidas da 2ª fase do binário, desde a semana passada, estão sendo posicionadas agulhas que permitirão a transposição dos veículos de um lado da avenida para outro, quando houver necessidade de conversão à esquerda ou direita. As mesmas medidas adotadas para a implantação dos binários nas avenidas Duque de Caxias e Herval serão realizadas também nesta etapa. "Todos os mecanismos para alertar sobre as mudanças e conscientizar os usuários foram utilizados pela Setran. Teremos grandes mudanças que trarão melhorias para o trânsito, mas para que tudo corra bem precisamos da colaboração e atenção de todos os usuários do trânsito e que os motoristas trafeguem devagar respeitando o limite de velocidade", ressalta Guerlles.

De acordo com o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur, nos novos trajetos também será possível cruzar o centro da cidade (sentido sul-norte e norte-sul), a uma velocidade média de 45 km/h, aproveitando a "onda verde" (sincronização dos semáforos). "A sequência de aberturas acontece de tal maneira que permite ao motorista atravessar a área central em poucos minutos", explica.

Orientação

Com as mudanças de domingo, a Setran está orientando aos motoristas para que evitem trafegar pelas avenidas São Paulo e Paraná, que estão em obras. A área de maior risco é no cruzamento dessas duas vias com a Avenida Colombo. Entre os trabalhos realizados no local está a construção das agulhas e a instalação de faixas e placas.

Aposta para desafogar o trânsito

O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringápara desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado, com 220,2 mil veículos.

As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Antes das alterações nas avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná, foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, estão sendo investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes para a instalação do sistema. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da Avenida Brasil, que é a fase final dos binários.

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