As vendas de Natal foram consideradas boas por 71% dos comerciantes maringaenses. É o que aponta o estudo realizado pelo Departamento de Pesquisa e Estatística (Depea) da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), que entrevistou 80 lojistas entre 26 e 28 de dezembro. Entre eles, 37,5% afirmam ter vendido mais no fim de 2012 do que no mesmo período de 2011; 34% disseram que as vendas foram semelhantes nos dois anos; e 29% contaram ter vendido menos.

CARREGANDO :)

O aumento das vendas no fim de 2012 foi percebido por lojistas de diferentes setores. Everton Ferreira, gerente de uma loja de móveis localizada na Avenida Brasil, na região central de Maringá, afirmou que as vendas foram 20% maiores no Natal do ano passado. "Foi um fim de ano excelente para a gente."

Ferreira contou que, além da grande procura por aparelhos celulares, houve um aumento significativo na venda de móveis e eletrodomésticos. "Em anos anteriores, a maioria das vendas era à vista. Agora existe maior facilidade para parcelar as compras, o que contribuiu para a venda de produtos mais caros." O gerente disse ainda que a média de gastos da loja foi de R$ 300, parcelado entre três e cinco vezes.

Publicidade

Para pagar as contas, 59% dos consumidores maringaenses utilizaram o cartão de crédito, 8% pagaram à vista no cartão de débito, 28% à vista em cheque ou dinheiro e 5% o crediário, segundo a pesquisa. Além disso, 62,6% dos consumidores gastaram até R$ 200 em presentes e 8% ultrapassaram o valor de R$ 400.

Entre os empresários entrevistados pela pesquisa, 25% afirmaram não ter investido em qualquer tipo de promoção ou publicidade. Entre os que divulgaram as próprias mercadorias, 15% optaram pelos anúncios em televisão, 10% investiram em campanhas de rádio e 7% em panfletagem.

Nilda Souza, gerente de uma loja de confecções no centro de Maringá, contou que a publicidade na TV ajudou a atrair os consumidores. "As pessoas vinham em busca daquilo que foi anunciado." Ela disse também que o movimento foi maior na semana de 20 de dezembro.

De forma geral, o consumidor deixou para realizar as compras nos últimos dias antes das festas. Segundo a pesquisa da Acim, 85% compraram entre 21 e 24 de dezembro. "Na véspera de Natal, o volume de pessoas que vieram na loja e compraram efetivamente foi muito maior do que em qualquer outro dia", contou o gerente da loja de móveis Everton Ferreira.