As mulheres são as que mais moram sozinhas em Maringá. Dos quase 14 mil domicílios ocupados por uma só pessoa na cidade, cerca de 60% têm moradoras do sexo feminino. O município segue tendência contraria à nacional. No Brasil, os homens são os que mais optam por morar sozinhos: 51% dos quase 7 milhões de domicílios unipessoais no país são ocupados por representantes do sexo masculino. Os dados são do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Camila Rosa, estudante de veterinária, há um ano residindo em Maringá, optou por morar sozinha. "É mais cômodo. É melhor também pela liberdade. No meu caso, é mais sossegado para estudar.", conta ela. Quanto aos gastos com moradia, Camila explica que fica um pouco mais caro. "Mas como moro em uma kitnet, não pesa tanto no bolso", explica. A estudante afirma que não tem problemas no supermercado. "Hoje em dia, existem muitos produtos em pequenas quantidades. Por exemplo, os pacotes de arroz de um quilo.", disse.
Do total de 116.794 domicílios registrados pelo IBGE em Maringá no ano de 2010, 13.945 são ocupados por apenas uma pessoa, um pouco mais de 10% desse total. A maioria das residências maringaenses, cerca de 85%, é ocupada por famílias ou por pessoas com algum tipo de parentesco. Nesses lares, 65% dos responsáveis são do sexo masculino.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura