Cerca de 69 mil alunos retornam às aulas nas redes municipal e estadual de ensino nesta quarta-feira (8) em Maringá, segundo números da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e do Núcleo Regional de Educação (NRE). A rede estadual conta com 40 mil alunos matriculados e a rede municipal 29 mil estudantes em 140 instituições de ensino no total.
Das 106 instituições municipais, quatro não vão retomar as atividades nesta quarta, pois passam por reformas na infraestrutura. Além disso, para os primeiros dias, os estudantes da rede municipal não terão uniformes e kits escolares novos, por atraso no transporte, conforme informou a Prefeitura de Maringá.
A prefeitura minimizou o atraso na distribuição dos itens alegando que o kit não é uma obrigatoriedade e que os primeiros dias de aula são para adaptação e integração dos alunos. Com isso, os itens não farão falta. A principal justificativa para o atraso é que o kit contém muitos itens, dependendo de vários fornecedores, e houve demora na entregar por parte de alguns deles.
Todos os materiais são comprados por uma só licitação e o processo dura quase um ano. Para os kits de 2012, o processo começou em abril de 2011.
O NRE não relatou qualquer problema na rede estadual e informou que pela primeira vez todos os professores foram contratados antes do início das aulas.