Maringá tem índice de eleitores filiados a partidos políticos inferior às médias nacional e estadual, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De 357.077 pessoas que vivem atualmente no Município, apenas 25.274 são adeptos a uma legenda partidária - ou seja, 7% dos maringaenses. A média nacional é de 7,8%, e a estadual, de 9,3%.

CARREGANDO :)

A maior força partidária de Maringá é o Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), com 7.234 filiados políticos. Em segundo lugar fica o partido do atual prefeito, Roberto Pupin, e do prefeito licenciado, Silvio Barros: o Partido Progressista (PP) concentra 6.240 correligionários. O Partido dos Trabalhadores (PT), o terceiro na cidade, tem 1.554 militantes.

Os números, no entanto, não influenciam diretamente nos resultados das urnas, segundo Ângelo Priori, doutor em História e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). "Esse número é falso, porque a maioria dos filiados não participa diretamente das ações dos partidos. Os militantes de hoje são somente número", comenta.

Publicidade

Para ele, os partidos políticos perderam o aspecto ideológico fundamental a eles, o que gera militantes passivos como temos atualmente. "Os partidos são mais ideológicos. Eles deveriam representar uma parcela da população com os mesmos ideais, mas, hoje em dia, todos parecem o mesmo", ressalta Priori.

Na avaliação do professor, o número baixo de eleitores filiados a partidos políticos tem ligação com a ausência de grandes problemas sociais, como a miséria extrema e a favelização. "O maringaense não é desinteressado, mas sim acomodado. Acredito que por não termos grandes problemas sociais, o contentamento com o que tem sido feito gera uma passividade política."

Paraná

O Paraná tem 968.587 eleitores filiados a partidos políticos cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – 9,3% dos 10,4 milhões de paranaenses, a população total do estado.

Somente o PMDB e o PSDB possuem filiados em todas as cidades do Paraná. Além disso, todos os 29 partidos registrados no Brasil têm representação no Paraná. E o Partido da Causa Operária (PCO) é o único que têm representantes apenas em Curitiba. A legenda, que chegou a lançar candidato a governador do estado em 2006, conta com somente sete filiados. Já a cidade com menos diretórios municipais é Cafeara, com 8 legendas inscritas.

Publicidade

Em números absolutos, o PT foi o que mais cresceu no estado, na última década. A legenda praticamente dobrou de tamanho desde 2002, quando tinha 46,7 mil filiados. A adesão de 33 mil novos petistas em dez anos fez a legenda passar de sétimo para o quarto em número de inscritos.