As regiões Noroeste e Centro-oeste do Paraná ganharão 878 novas vagas prisionais até o final de 2014. No total, 544 delas virão com a construção da Cadeia Pública de Campo Mourão e 334 com a ampliação da capacidade da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). A informação foi anunciada pela secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.
A criação de vagas fará parte do pacote de construção e ampliação de unidades prisionais no Paraná. No total, a previsão é de que sejam criadas 6.348 novas vagas em todo o estado. A quantidade prevista para as regiões Noroeste e Centro-oeste representam 13,8% do total.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria do Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), os projetos foram aprovados pelo Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça, com investimentos de R$ 160 milhões, sendo R$ 130 milhões em recursos federais e o restante do estado.
Vagas na região
A construção da Cadeia Pública de Campo Mourão vai disponibilizar 544 novas vagas prisionais, especialmente para condenados da região Centro-oeste. Assim como as demais obras anunciadas pelo governo estadual, a construção da cadeia deve ser concluída nos próximos dois anos.
Na região Noroeste, a ampliação das vagas da PEM vai dobrar a capacidade da unidade o salto será de 330 vagas para 664. Atualmente, cerca de 130 vagas estão ocupadas.
A assessoria de imprensa da Seju explica que as 200 vagas obsoletas da unidade devem ser preenchidas até o final deste ano para, assim, dar início ao projeto de ampliação.