A cinco dias do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, Maringá imunizou 36 mil pessoas. O número corresponde a 40% da meta da Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é 91 mil pessoas até sexta-feira (26). Somente no sábado (20), quando foi realizado o Dia D de vacinação, 8,2 mil pessoas receberam a dose.

CARREGANDO :)

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, apenas 37% das crianças de 6 meses a 2 anos, ou 2,6 mil, receberam a vacina. "Os pais precisam se conscientizar e imunizar seus filhos", disse o secretário Antonio Nardi, por meio da assessoria.

O grupo com maior número de pessoas que receberam a imunização é o de idosos, com 24,3 mil imunizados. Em seguida, aparecem os doentes crônicos, com 6,2 mil.

Publicidade

Os grupos selecionados pelo Ministério da Saúde para receber as doses gratuitamente são: idosos, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.

A Secretaria Municipal de Saúde orientou que a vacina não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave ao ovo e em pessoas febris que desconheçam o motivo da febre. As demais que estiverem nos grupos determinados devem ser vacinadas, mesmo se estiverem com gripe ou resfriado.

Os doentes crônicos precisam apresentar comprovante com o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias têm de levar o comprovante com a data do parto ao local da vacinação.