A abertura de supermercados aos domingos, proposta que está causando polêmica em Maringá, já é realidade em diversas cidades paranaenses com população inferior à de Maringá. Isso ocorre em cidades como Campo Mourão, Cascavel e Arapongas, que já contam com os serviços dos supermercados todos os domingos.
Levantamento feito pela reportagem junto as principais redes de supermercado de Maringá identificou que elas já mantêm lojas abertas nas seguintes cidades, todas menores que Maringá: Cascavel (Super Mufato e Bom Dia), Campo Mourão (Super Mufato), Toledo (Super Mufato), Arapongas (São Francisco), Foz do Iguaçu (BIG) e Ponta Grossa (BIG).
As lojas que abrem aos domingos nas outras cidades do Paraná possuem filiais em Maringá, mas não conseguem abrir as lojas da cidade. O motivo, segundo a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), é o bloqueio dos pequenos supermercados e do próprio sindicato dos trabalhadores do setor.
"Esses grandes supermercados tentam há muito tempo abrir as portas aos domingos, mas não conseguem devido a um forte bloqueio que existe em Maringá. Nas outras cidades do estado e da região, foi possível chegar a um acordo, mas em Maringá é praticamente impossível discutir esse assunto", diz o presidente da Apras Maringá, Roberto Burci.
Durante uma reunião realizada nesta semana, os empresários decidiram manter os supermercados da cidade fechados aos domingos, com exceção do primeiro domingo do mês, quando os estabelecimentos já abrem. A reunião, promovida pela Apras, reuniu empresários responsáveis por 72 lojas, 60 dos quais votaram contra a abertura em todos os domingos.
No primeiro domingo do mês, apenas 14 supermercados e hipermercados de Maringá abrem das 8h às 13h. Os demais ficam fechados. "Os empresários não querem abrir nem no único domingo dô mês que conseguimos a aprovação para abrir. Vamos tentar aumentar o horário do expediente do domingo que abrimos", disse Burci.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar), mas foi informada de que o diretor responsável pelo assunto estava viajando e só poderia se manifestar na segunda-feira (20).
Você acha que os supermercados de Maringá deveriam abrir em todos os domingos do mês? Deixe sua opinião no formulário abaixo.
Deixe sua opinião