Acesse o Guia da Gazeta Maringá
Os horários e os locais de exibição podem ser conferidos no Guia Gazeta Maringá
Vencedor do Palma de Ouro em 2012, Amor, do austríaco Michael Haneke, chega a Maringá nesta sexta-feira (8), com duas sessões de pré-estreia. Além disso, o circuito local traz Meu Namorado é um Zumbi, também em pré-estreia, e As Aventuras de Tadeo.
Os horários e os locais de exibição dos filmes podem ser conferidos no Guia Gazeta Maringá.
Amor
Michael Haneke é um artista necessário. Sua obra confronta, incomoda, faz pensar sobre aspectos sombrios da condição humana e do mundo contemporâneo. Vai na contramão do cinema de entretenimento, que quase sempre busca recompensar o espectador com um final feliz ou uma lição de vida edificante, esperançosa.
Georges (Jean-Louis Trintignant, de Z e Um Homem e uma Mulher) e Anne (Emanuelle Riva, de Hiroshima, Mon Amour) são um casal de pianistas clássicos octogenários que vive em um amplo e confortável apartamento parisiense. A rotina dos dois, serena e até certo ponto previsível, muda traumaticamente quando Anne, durante uma cirurgia de desobstrução da veia carótida, sofre um acidente vascular cerebral e fica com metade do corpo paralisada.
Condenada a se locomover em uma cadeira de rodas, Anne, antes uma mulher ativa e independente, vê-se limitada e forçada a recorrer ao marido para quase tudo. Ele se desdobra para manter a vida dos dois dentro de uma relativa normalidade, mas tanto ele quanto ela são pessoas esclarecidas e sabem que nada será como antes. Ainda assim, preferem não ter de recorrer à filha, Eva (Isabelle Huppert), que vive na Inglaterra com o marido e os filhos.
À medida que a própria saúde entra em declínio, Anne começa a mergulhar em estado de profunda angústia. De depressão mesmo, o que só agrava o estado físico. O crescente clima de tensão entre Anne, inconformada com seu estado, e George, que insiste em mantê-la viva e lúcida, extrapolam os limites da tela e contagiam o espectador, que não têm outra opção a não ser pensar sobre a incontornável finitude de suas existências.
Mortos-vivos
O longa Meu Namorado é um Zumbi conta a história do zumbi R, que se apaixona pela namorada de uma de suas vítimas. O casal coloca em movimento mudanças que podem alterar todas as relações entre humanos e mortos-vivos. Jonathan Levine dirige o elenco, composto por Nicholas Hoult, Teresa Palmer, Dave Franco e John Malkovich.
Aventura
Na animação espanhola As Aventuras de Tadeo, dirigida por Enrique Gato, o protagonista é confundido com um arqueólogo e enviado a uma expedição no Peru. Com a ajuda de amigos, ele vai ter de salvar a Cidade Perdida de uma corporação perigosa. No original, as vozes são de Meritxell Ané, Óscar Barberán e Carles Canut.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano