Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Verba liberada

Aeroporto de Maringá promete ampliação do estacionamento de aeronaves para julho

As obras de ampliação do pátio do estacionamento de aeronaves do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, devem começar em julho. A informação foi dada pelo superintendente do terminal, Marcos Valêncio, na manhã desta terça-feira (29), após o anúncio, feito pelo Governo Estadual, da liberação dos recursos para a reforma.

Os custos serão cobertos pelos governos federal e estadual, por meio do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa). O governador Orlando Pessuti assinou, nesta semana, a liberação da contrapartida estadual, no valor de pouco mais de R$ 600 mil, segundo a Secretaria Estadual de Transportes (Setr).

De acordo com Valêncio, um novo pátio será construído ao lado do antigo. A obra terá 13 mil metros - o antigo tem 19 mil metros. Com a mudança, o aeroporto aumentará a capacidade de receber aeronaves, inclusive de grande porte.

Atualmente, a pista comporta sete aviões. Daqui a aproximadamente seis meses, quando o novo pátio deverá ser inaugurado, serão dez. "O novo pátio terá um pavimento mais resistente, que possibilitará, ainda, o atendimento a aeronaves maiores", afirma.

Ao todo, o governo federal bancará 70% da obra. O dinheiro não será enviado para a Prefeitura de Maringá, que administra o aeroporto. Valêncio explica que o recurso vai direto para a empresa que ganhou a licitação para realizar a obra. "A prefeitura só apresentou o projeto técnico, para pleitear a ampliação do pátio de estacionamento", esclarece.

O superintendente do aeroporto conta que a ampliação deveria ter sido feita no primeiro semestre deste ano. As obras não aconteceram, porém, porque houve "problema administrativos entre o governo federal e o governo estadual". O projeto para Maringá foi aprovado, pelo comando da Aeronáutica, em 2007.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.