As obras de ampliação do pátio do estacionamento de aeronaves do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, devem começar em julho. A informação foi dada pelo superintendente do terminal, Marcos Valêncio, na manhã desta terça-feira (29), após o anúncio, feito pelo Governo Estadual, da liberação dos recursos para a reforma.
Os custos serão cobertos pelos governos federal e estadual, por meio do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa). O governador Orlando Pessuti assinou, nesta semana, a liberação da contrapartida estadual, no valor de pouco mais de R$ 600 mil, segundo a Secretaria Estadual de Transportes (Setr).
De acordo com Valêncio, um novo pátio será construído ao lado do antigo. A obra terá 13 mil metros - o antigo tem 19 mil metros. Com a mudança, o aeroporto aumentará a capacidade de receber aeronaves, inclusive de grande porte.
Atualmente, a pista comporta sete aviões. Daqui a aproximadamente seis meses, quando o novo pátio deverá ser inaugurado, serão dez. "O novo pátio terá um pavimento mais resistente, que possibilitará, ainda, o atendimento a aeronaves maiores", afirma.
Ao todo, o governo federal bancará 70% da obra. O dinheiro não será enviado para a Prefeitura de Maringá, que administra o aeroporto. Valêncio explica que o recurso vai direto para a empresa que ganhou a licitação para realizar a obra. "A prefeitura só apresentou o projeto técnico, para pleitear a ampliação do pátio de estacionamento", esclarece.
O superintendente do aeroporto conta que a ampliação deveria ter sido feita no primeiro semestre deste ano. As obras não aconteceram, porém, porque houve "problema administrativos entre o governo federal e o governo estadual". O projeto para Maringá foi aprovado, pelo comando da Aeronáutica, em 2007.