O Aeroporto Silvio Name Junior, de Maringá, reabriu para pousos e decolagens por volta do meio-dia desta terça-feira (12) após ter ficado três dias fechado para obras de recapeamento na pista e manutenções internas. Estavam previstas 17 operações no terminal para esta terça.
A administração do aeroporto informou que um revestimento foi aplicado em 8,4 mil metros da pista, deixando-a mais segura. O superintendente do aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, explicou que a atividade intensa de aeronaves de grande porte emborrachou demais a pista.
"Esse revestimento novo serve para aumentar o coeficiente de atrito, ou seja, deixa a pista mais segura para os pousos principalmente", garantiu o superintendente em entrevista à RPC TV Maringá. "Precisamos mostrar para a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] que a pista está segura, por isso fizemos esse revestimento, dando mais segurança aos pousos e decolagens."
Além do material aplicado na pista, Valêncio informou que a administração aproveitou para fazer a manutenção nas esteiras de bagagem, casa de força do aeroporto, caixa dágua e elevadores.
A próxima obra no Silvio Name será a extensão da pista em 280 metros, revestimento de 5 centímetros a mais na camada asfáltica e a criação da via de acesso, chamada de táxi pelos aeroportos. O valor da obra é de R$ 23 milhões, provenientes do governo estadual.