Após quase três meses do início das aulas, os 4 mil alunos da rede municipal de ensino de Paiçandu, na Região Metropolitana de Maringá (RMM), ainda não receberam os kits e uniformes escolares. As aulas no município começaram em 8 de fevereiro. A previsão da prefeitura é de que os materiais comecem a chegar em 9 de maio.
O prefeito de Paiçandu, Tarcisio Marques dos Reis, explicou que os kits escolares chegaram a tempo, mas três materiais apresentaram irregularidades. Segundo ele, a massinha de modelar, a borracha e a cola não tinham especificação de que eram atóxicas. "Era melhor atrasar tudo do que correr riscos. Por insegurança e para não colocar em risco as crianças, preferimos receber as queixas de atraso", argumentou.
Como se trata de uma licitação, o prefeito disse que a compra precisa ser feita em lotes, ou seja, os três materiais irregulares não poderiam ser comprados posteriormente. "Os lotes dos kits chegam juntos, não tem como cancelar apenas três itens", explicou.
Sobre o atraso dos uniformes, Reis disse que a demora foi por falta de dinheiro. "Faltaram verbas específicas para esse tipo de compra, então fizemos uma lei de emergência orçamentária na Câmara para liberar o dinheiro", afirmou. A previsão para a entrega dos uniformes aos alunos é até 23 de maio.