A Secretaria de Saúde de Maringá inicia na tarde desta quinta-feira (2) os trabalhos do Ambulatório Para o Controle da Dor. O projeto, feito em parceria com a Uningá, busca atender pacientes que sofram de dor crônica de difícil controle.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o projeto é inédito no Paraná. "Serão atendidos os pacientes que já recebem acompanhamento da rede pública de saúde e que comprovadamente realizaram outros tratamentos que não tiveram efeito", explicou.
Os pacientes serão encaminhados por profissionais da rede pública, e submetidos aos bloqueios para o controle da dor após avaliação do médico Orlando Colhado, especialista em dor e professor adjunto do curso de Medicina da Uningá. Serão tratadas dores motivadas por problemas como: hérnia de disco, artroses, fibromialgia, cefaleias, entre outros casos.
Os atendimentos serão feitos no Ambulatório da Uningá, na Avenida Paraná, em frente ao Hospital Memorial. A expectativa é de que pelo menos dez pacientes sejam atendidos toda semana.
Alunos do curso de Medicina da Uningá, integrados à Liga Sem Dor de Maringá também vão participar do projeto. Segundo Nardi, a medida também vai melhorar a formação dos futuros profissionais no manejo adequado das síndromes dolorosas.