Técnico Muller avalia a equipe durante treino para o retorno deste sábado| Foto: Douglas Marçal/Diário do Norte

Grande amistoso prometido para dezembro

E um presente prometido para a torcida já nas próximas semanas é um amistoso contra o Boca Juniors, da Argentina, anunciado para 13 de dezembro. Almeida disse já ter tratado com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) sobre a liberação do estádio para a partida, visto que o WD ainda está em reformas. O presidente do GEM informou que não estará presente no jogo de volta do time, visto que na mesma data iria embarcar para Argentina, onde assinará contrato para realização da partida amistosa, que contará inclusive com o craque Riquelme.

Contudo, o departamento de imprensa do Boca Juniors informou que, nesta data (13 de dezembro), o time enfrenta o Banfield pelo Torneio Apertura. O jogo, em Buenos Aires, está confirmado, apenas faltando agendar o horário, de modo que o órgão desconhece a partida anunciada para Maringá.

Questionado, Almeida disse que tem conhecimento da agenda do Boca Juniors pelo Campeonato Argentino, mas que "o legal do futebol argentino é que as datas podem ser mudadas".

CARREGANDO :)
O dono do time, Aurélio Almeida, na apresentação de Muller como técnico: promessa de grandes amistosos
CARREGANDO :)

O Grêmio de Esportes Maringá (GEM) volta aos gramados neste sábado (14), em partida amistosa que vai marcar o retorno da equipe maringaense aos campos, quatro anos depois da última apresentação. O jogo será o primeiro teste de Muller como técnico do time, que junto com o sempre polêmico presidente Aurélio Almeida, pretende colocar o clube na elite do futebol. O projeto é levar o Galo Guerreiro para a primeira divisão do Campeonato Paranaense em dois anos e tentar trazer para Maringá o título já alcançado por três vezes.

O time foi desativado depois de 2004, quando caiu para a segunda divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. A reestruturação foi oficializada em setembro, quando Muller, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, foi apresentado como treinador. A partida da volta neste sábado (14), contra o selecionado local de Marialva, servirá para o técnico por os novos atletas à prova e dar ritmo de jogo para outros confrontos prometidos para os próximos meses.

Publicidade

O momento é histórico e serviu para o empresário e dono do clube, Aurélio Almeida, ressaltar o projeto esportivo do time. "Amanhã (sábado) é o primeiro passo. Começamos o trabalho para levar o time para primeira divisão do Campeonato Brasileiro", disse. "O GEM volta também com outras modalidades, não só com o futebol. Queremos representantes até nas Olimpíadas", afirmou. Almeida não se considera ufanista nos projetos para o clube, mesmo não tendo assinado contrato com nenhum patrocinador. Por enquanto, as despesas são bancadas por empresários de Curitiba.

Ao falar da luta pelo retorno aos campos, Almeida comentou o encerramento das atividades depois do rebaixamento em 2004. "Não deixei a cidade por minha vontade. Me pediram para ir para Curitiba e fundar o Real Brasil, pois havia outro clube que ficaria em Maringá. Mas o verdadeiro Galo é o GEM. Recebi muitos e-mails da torcida pedindo o Grêmio de volta", disse.

Polêmicas sobre o dirigente à parte, o GEM efetivamente deu passos consideráveis nos últimos dois meses. Há 33 dias a base está formada e treinando. As dívidas antigas que o GEM havia deixado com a Prefeitura de Maringá – aproximadamente R$30 mil – foram quitadas, e com isso a administração autorizou o uso do estádio Willie Davids em partidas oficiais. O clube também realizou seletivas disputadas para escolher o elenco. Um escritório para assuntos administrativos foi comprado na cidade com recursos dos investidores e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) já registrou o clube que deve disputar em 2010 a terceira divisão do Campeonato Paranaense de Futebol.

Jogo do retorno

As equipes se enfrentam no Estádio Braz Clementino de Mendonça, em Marialva, a partir das 17h do sábado (14). Os portões estarão abertos para a torcida que poderá conferir o primeiro desafio do GEM nessa nova fase. A base da equipe já esta formada. Vinte atletas fazem parte do elenco, sendo sete jogadores profissionais oriundos de Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Os demais são da região de Maringá e foram selecionados nas peneiradas que a equipe técnica promoveu no Campo do Floriano.

Publicidade

O enfrentamento faz parte também das comemorações do aniversário do município de Marialva e da Festa da Uva.