Veja os flagrantes de animais na pista registrados pela Viapar
Motoristas da região de Maringá têm enfrentado algumas situações de risco nas estradas. O perigo não está somente em buracos ou na imprudência dos condutores, mas na invasão das pistas por animais como equinos e bovinos. O bicho na beira da estrada pode parecer tranquilo, mas seu comportamento é imprevisível e a qualquer instante pode invadir e provocar um acidente.
A situação foi mostrada pelo Paraná TV - 1ª edição dessa terça-feira (1º). Câmeras da empresa que administra as rodovias da região, a Viapar, tem registrado com frequência os animais soltos na pista. Em uma das imagens, um motorista precisou invadir a pista contrária para não colidir com um cavalo.
Somente este ano, já foram apreendidos 105 animais soltos nas rodovias. A responsabilidade é sempre do proprietário, que na maioria das vezes não aparece para retirar o animal.
Segundo Luciano Mendes, gerente de operações da Viapar, a empresa realiza campanhas de conscientização com os proprietários, solicitando que façam a manutenção das cercas e que evitem deixar bichos soltos próximos à pista. Apesar disso, ele salienta que a quantidade de animais nas estradas ainda é muito alta.
"Quando o usuário encontrar uma condição como essa, ele deve evitar buzinar; deve passar por trás do animal e nunca pela frente, além de trafegar com velocidade segura para aquela condição", recomenda.