O tradicional Arraia do Seo Zico Borghi, realizado todos os anos desde 1982, em Maringá, deve reunir aproximadamente 4 mil pessoas neste sábado (23). A entrada para a festa é gratuita e começa às 18 horas, na Escola Municipal João Gentilin, na Estrada Pinguim, saída para Campo Mourão.
A festa se tornou patrimônio histórico imaterial do Município em 2005 e, a partir daquele ano, passou a ser organizada pela Prefeitura de Maringá.
"Antigamente todas as famílias comemoravam os dias de São João, São Pedro e Santo Antônio e, aos poucos, essa tradição foi acabando, mas nós continuamos com a festa", explicou Annibal Borghi, o Seo Zico, em texto publicado no site da prefeitura.
O arraia preserva as características tradicionais das festas rurais como a brincadeira do pau-de-sebo, terço, missa, quadrilha, baile, casamento, alimentos típicos e, entre outras coisas, a fogueira.
"É uma festa que começou com os pioneiros da cidade e preserva as mesmas características culturais até hoje", destacou a secretária da Cultura, Flor Duarte, em texto publicado no site da prefeitura. "[A festa] Atrai milhares de pessoas e a cidade reconhece esse mérito."