Funcionários da Secretária Municipal de Serviços Públicos de Maringá (Semusp) retiraram do Centro de Maringá uma dezena de árvores condenadas e que ameaçavam cair. A maioria delas foi removida da Rua Joubert de Carvalho, próximo à antiga rodoviária. Segundo o secretário Vagner Mussio, as árvores apresentavam raízes podres e infiltração que colocavam em risco a população. "Foram retiradas como medida de prevenção". Na quarta-feira 19, um motorista escapou por muito pouco de uma árvore que caiu sobre o carro que manobrava.
Na tarde desta segunda (24), funcionários da prefeitura começaram o replantio das espécies removidas. O critério para substituição segue o Plano Diretor de Maringá, que estabelece espécies e variedades de plantas adequadas para cada rua e avenida da cidade. No caso da Rua Joubert de Carvalho, as sibipirunas, amoreiras e jacarandás-mimosos foram substituídas por mudas de alecrim.
Segundo o secretário, a remoção quer evitar possíveis acidentes como o que ocorreu no dia 19. O vento e a chuva teriam comprometido a estrutura de uma árvore que acabou caindo sobre um veículo com o motorista dentro. Um garçom parou numa vaga de estacionamento numa via para atender o celular quando a árvore caiu. Ele teve tempo de engatar a marcha à re depois de ouvir um forte marulho de madeira rachando. A árvore atingiu o capo do carro e o motorista não se feriu.